Conheça alguns escritores publicados pela editora Versos em Cantos
Eduardo Kawamura
Nasceu no ano de 1975, na cidade de São Paulo. Graduou-se em Letras pela Universidade de São Paulo e atua na educação pública há mais de duas décadas.
É mestre pelo departamento de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo, além de ser pós-graduado em Gestão de Políticas Públicas pela UNIFESP.
É autor das obras “Poemas Dispersos”, “Escritos sobre Literatura, Política e Sociedade”, “Poemas Sombrios” e “Discurso e Luta de Classes na Obra de José Saramago”, todos publicados pela Editora Versos em Cantos.
Atualmente mantém sua atuação na área de educação em conjunto com o trabalho de editor.
Eliakim Ferreira Oliveira
Nasceu em São Paulo, em 1996. É escritor, autor de Polióptico (poesia, Córrego, 2019), Canteiro de obras (poesia, Versos em Cantos, 2020), Uma mesa de tamanho normal e outros contos do tamanho do bilhete do suicida (contos, Ibis Libris, 2021) e Contrata-se Cronista, Paga-se Bem – Crônicas, Contos e Desenhos (crônicas, Editora Versos em Cantos 2021). É formado em filosofia pela USP. Também publica artigos e ensaios. Ao lado de Anderson Lucarezi, realiza entrevistas com escritores e escritoras para o canal Eletrografia.
Felipe Lopes
Felipe Lopes é Formado em Letras Português-Inglês pela Unicastelo e em Filosofia pela Universidade de São Paulo. É professor da rede municipal de São Paulo desde 2014. É escritor de contos e poesias. Lançou seu primeiro livro “Conto e Reconto” em 2019 pela Editora Versos em Cantos e está em campanha de lançamento de sua segunda obra “Estórias Absurdas” pela mesma editora.
Ellen Carolina
Ellen Carolina nasceu em 2003, no Brasil. É escritora e taróloga. Começou a compor músicas quando tinha nove anos para iniciar os estudos na Língua Inglesa e, aos onze anos, desenvolveu interesse por poemas nas aulas de Língua Portuguesa. Em 2021 lançou seu primeiro livro “Obscuros Versos” e está em campanha de lançamento de sua segunda obra, “Acônito”, ambos lançados pela Editora Versos em Cantos.
Regina Cláudia
Regina Claudia Kawamura é formada em Letras e Mestre em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Atua como professora de Educação Infantil na Rede Municipal de São Paulo. Autora de “O Quintal do Vovô Ivan” (2022), lança em 2024 sua segunda obra “Asas para a lua” ambos pela Editora Versos em Cantos.
Alessandra Paixão
A autora da obra “Minha casa é uma caixa” (Editora Versos em Cantos, 2021) também é Psicóloga, Coordenadora Pedagógica pela rede municipal de ensino da cidade de São Paulo, Formadora de Educadores e Escutadora de Crianças. Em 2023 lançou a obra “Alice me disse” (Editora Versos em Cantos)
Jefferson Santana
É poeta, professor, afrolatinoamericano, corintiano… um ser vivente destes tempos nebulosos que tenta ressignificar seus dias com a produção literária. Nascido e criado no Jardim Ângela, extremo da periferia de São Paulo, desde os 13 anos usa a poesia como método e terapia para sobreviver. Há mais de uma década é uma das vozes presentes nos saraus a ecoar pelas quebradas de todo o Brasil. Nesse período, antes da publicação de “Entre Utopias e Miopias” (Ed. Versos em Cantos, 2023), já tinha colocado para o mundo outros 5 livros: “Cantos e desencantos de um guerreiro” em 2011; “Pétalas e Pedradas” em 2014; “(Des)caminhos” em 2017, “Sinto muito” em 2018 e “Poesia é o que fica” em (Ed. Versos em Cantos, 2021). Jefferson também é integrante do coletivo Poetas Ambulantes, um grupo que faz ações poéticas nos transportes públicos da Grande São Paulo há quase 9 anos. São muitos anos de caminhada poética, a maioria da sua própria vida. Do início da adolescência até os dias atuais, dentre todas as metamorfoses, a poesia esteve… a poesia sempre ficou.
João Almeida
Filósofo, pedagogo, especialista em Didática e Ensino das Religiões, Militante antirracismo, e defensor das ações afirmativas. Professor da Rede Estadual e particular de ensino há 19 anos, atuou como Coordenador Pedagógico e de Núcleo Pedagógico na SEESP. Coidealizador do projeto Ideário Filosófico, fundador do Canal Educação e Filosofia. Autor de “A Menina dos Cabelos Encaracolados” (Ed. Versos em Cantos, 2020) e “ReFletir” (Ed. Versos em Cantos, 2022)
Raimundo Justino
O autor da obra “Âmago” (Ed. Versos em Cantos, 2020) e organizador da obra “Contos Periféricos”, também é professor da rede municipal de São Paulo, presidente da Sociedade Amigos de Vila Ré e organizador da Tenda Literária. Em 2024, lança sua segunda obra “Fugaz” pela Editora Versos em Cantos.
Eunice Ramos
Filha de um carvoeiro e de uma dona de casa, Eunice Ramos nasceu no dia 5 de janeiro de 1980 em São Mateus, uma pequena cidade ao norte do Espírito Santo.
Cresceu de pé no chão, colhendo flor-de-maracujá, brincando sob os eucaliptos, ouvindo as histórias que o avô contava sob a luz da lua.
Aos 11 anos, não sabia ler nem escrever quando, numa noite chuvosa, sua mãe, comovida com o seu pranto, segurou em sua mão, lhe ensinando a desenhar sua primeira vogal, lhe mostrando um mundo pelo qual ela se apaixonou e carrega vida afora: o mundo mágico das letras.
Observadora das cenas cotidianas desde a infância, Eunice escreveu seu primeiro poema aos treze anos e não parou mais.
Em 2015 criou a página “Vou te contar”, que já possui quase meio milhão de seguidores no Brasil e no exterior, página essa que deu origem ao livro “Vou te contar, uma pausa para sentir”. Carregado de reflexões e leveza, este livro é um convite para fazer hora nas miudezas dos dias.
Glaucia Maria
Escreveu e editou o livro “Laura Cat & a telepatia do amor” (Ed. Versos em Cantos, 2022) no meio de tantos desafios, por acreditar no potencial de sua filha em “salvar o mundo” com amor.
Lena Santos
Lena Santos nasceu no Rio Grande do Norte, veio com um ano de idade, com sua família para São Paulo e morou por cinco anos. Viveu a segunda infância e adolescência no nordeste e teve uma trajetória como babá. Hoje atua na área da Assistência Social e realiza, em parceria com a ONG Casa de Assistência Filadélfia, um trabalho independente de prevenção contra HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis. Autora da obra “O Despertar da Negritude de uma Pérola” (Editora Versos em Cantos, 2023)
Vanessa Calixto
Vanessa Calixto Garcia é professora de canto na Sol Escola de Música, cantora do Projeto Attacca. E sempre que a inspiração surge ela escreve, escreve o que sente, o que passa. Seus poemas falam sobre si mesma e a visão que estabelece com o mundo, através da música e das experiências que vive. Em 2022, lançou sua primeira obra “Mulheres Inacabadas” pela Editora Versos em Cantos.
Sandra Felix
Nascida em Santo André, São Paulo, Sandra Felix dos Santos atua como professora de Língua Portuguesa, na Rede Estadual de Ensino de São Paulo e professora de Sala e Espaço de leitura na Rede Municipal de Ensino de São Paulo. É autora da obra “Na Pele – Viver… Sentir… E continuar caminhando…”
Thais Lima
Thais Lima é formada em Letras. Professora da rede Pública do Estado de São Paulo e escritora, participa já há alguns anos de ações culturais pela cidade de São Paulo. Milita e desenvolve ações de combate ao racismo e ao machismo.
A autora tem algumas obras publicadas, entre elas estão: Convite de 2019, com a segunda edição em 2021, e o livro pocket
“Taquicardia” de 2020, ambos pela Editora Versos em Cantos. Também concretizou participações nas antologias: Elas Escrevem: Contos, Crônicas e Poemas de 2010 e Universo Paulistano: Contos, crônicas e poemas de uma cidade que nunca dorme — Volume II de 2010, ambos pela editora Andross e a Coletânea de Poemas Antifascistas publicado em 2020 pela Editora Versos em Cantos.
Roberto Azevedo
É professor, doutor em história e ativista social. Há 20 anos participa continuamente de projetos sociais voltados à promoção de educação, cultura e cidadania. Como educador voluntário, atuou em pré-vestibulares comunitários e promoveu cursos, oficinas e palestras em instituições voltadas à população em situação de rua. Atualmente faz parte da equipe de conselheiros da Ocupação Menino Benjamim Filho e do Projeto Social Menino Benjamim Filho. É responsável pela curadoria das colunas “O Q da Educação”, “O Q da Poesia” no site jornalístico PORTALB onde também e assina artigos de opinião.